Conheça Iguatemi

O distrito de Iguatemi é uma comunidade marcadamente rural a 50 km da sede, possuindo, porém, na sua parte urbana, uma estrutura com traços típicos da grande maioria das cidades da Bahia: poeira vermelha, nos longos períodos de estiagem, ou lama e barro da mesma cor, quando, ocasionalmente, chove; calçamento com paralelepípedos no centro [...].


Iguatemi tem, atualmente, uma população estimada em cerca de 14 mil habitantes, sendo o maior distritos de Livramento com 800 quilogrâmetros quadrados onde está concentrada a maior produção de maracujá do município de Livramento (6.000 ha de maracujá com produção média de 15.000 kg/ha), o minério no Morro do Gergelim começara a ser exportado a parte de 2014, tem pecuária, manga, algodão, arroz, feijão, milho, umbu. Trabalham ainda com a bovinocultura do Leite e com criações miúdas: aves, suínos, ovinos e caprinos. 


A área não tem água de espécie alguma e muito menos esgotamento sanitário, favorecendo o surgimento de doenças graves no local. A água é apanhada em barragens, tanques, lagoas e poços artesianos. O problema não parece de difícil solução, pois a poucos quilômetros de distância existem fontes que podem abastecer o distrito, com acontece com a sede.


A segunda-feira é dia de feira-livre no distrito de Iguatemi onde muitos feirantes de Brumado, da sede e de Iguatemi negocia variadas coisas. Muitos jovens vão para a feira a partir das 16 horas para jogar conversa fora, beber, namorar, etc.


As principais festas do distrito de Iguatemi são: São Pedro, Formatura dos estutantes do CEDEMP, Cavalgada com saída da comunidade Amoreira, Vaquejada do parque Zé Mesquita, etc.


*Com algumas informações da reportagem, no jornal A TARDE, de Salvador, edição de 26.04.1988, escrita pelo repórter Raimundo Marinho, reproduzida no livro Trajetória (2009), de autoria do jornalista.





 
Iguatemi, Bahia




Obs.: Muitas destas fotos foi da página do Facebook dos amigos de Iguatemi Notícias Online.

3 comentários:

  1. amoooooooooo iguatemi principalmente o colegio + precisa de uma nova direção parece qñ tem la ñ pq os alunos fazem oq qer e eles parecem ser cegos pois ñ ver nada vejo gente namorando la dentro etc.. mtas coisas e eles ñ tomam providencias

    ResponderExcluir