quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Chuva de ontem e hoje fez a diferença no Distrito de Iguatemi

* Por Blog Iguatemi
chuva, zona rural, livramento, iguatemiNa madrugada de ontem (14) voltou a chover em vários lugares do Distrito de Iguatemi e continuou pela manhã de ontem das 7 às 9 horas chovendo ainda mais forte, hoje (15) pela manhã também choveu em alguns lugares, totalizando 90mm, enchendo alguns pequenos tanques e cobrindo o chão de água de algumas lagoas. Com esta chuva esta semana muitas pessoas irão começar a tombar as terras para planta maracujá, milho, algodão, capim, etc. e para os poucos que já plantaram com certeza irá fortalecer o crescimento das plantas. A previsão do tempo para Livramento para Sexta-Feira (16) é 19mm (90%) e Domingo (18) é 25mm (90%).
chuva, zona rural, livramento, iguatemi
 
 
estradas péssimas, zona rural, chuvas,Após a chuva de ontem algumas estradas já começaram a abrir buracos com a maior facilidade, visto que as estradas são mal feitas pelo poder público municipal deixando toda a água corre na estrada, pois quando coloca as maquinas para concertarem as estradas não se preocupam de fazer 'córregos' para a água correr foda da estrada. Esperamos que o novo prefeito que entrá a partir de 2013 não reforme as estradas só de quatro em quarto anos e com ineficiência.

estradas péssimas, chuva, Iguatemi, zona rural
As estradas na zona rural de Livramento não tem córregos para a água sair da estrada.

 
pé de imbuzeiro, frutos, imbu, zona rural de livramento, IguatemiOs pés de Umbuzeiro ou Imbuzeiro com o cai da chuva há alguns dias na zona rural de Livramento já estão quase todos cobertos de flores e em alguns pés já começaram a produzir umbu como pode ver na foto ao lado. Há alguns anos antes de o plantio de maracujá se torna a principal renda de todo o distrito de Iguatemi, muitas pessoas colhiam o umbu ajudando a complementar a renda familiar, mas atualmente poucas pessoas colhem. Com isso, o fruto que é rico em vitamina C e com característico sabor azedinho, além de ser consumido ao natural, é utilizado em preparos culinários, como sorvetes, geladinhos, geleias, doces e umbuzada, iguaria preparada com leite e açúcar, muito apreciada no nordeste. Sua raiz conserva água e produz uma batata, que em época de grande estiagem, é utilizada como alimento. O Umbuzeiro vive mais ou menos 100 anos, e é um símbolo de resistência do semiáridos do Nordeste brasileiro.
pé de imbuzeiro nascendo
Pé de Imbuzeiro

A seca este ano foi tão intensa que muitos pés de capim e plantas não resistiram e morreram como pode ser visto nas fotos a baixo.
seca, capim, Iguatemi, zona rural de Livramento,seca, capim, Iguatemi, zona rural de Livramento,
 
tempo nublado, chuva, zona rural de Livramento, Iguatemi
O Sol deu uma sumida para a alegria de todos.



2 comentários:

  1. ô beleza!!!
    ja tava com saudade da umbuzada!!!
    obrigada pela chuva Senhor!!!!

    ResponderExcluir
  2. Só uma sugestão: poderia identificar o local específico dos córregos cheios que aparecem na reportagem, ficamos curiosos... belas imagens. Obrigado. T.Costa.

    ResponderExcluir