quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Livramento e Dom Basílio agora estão autorizadas a exportar manga para os Estados Unidos

 
As duas cidades, grandes produtoras de manga no Estado, agora estão autorizadas pelo Ministério da Agricultura a exportar o fruto para os Estados Unidos.
A boa notícia, divulgada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) na última quarta-feira (5),  veio após a publicação de uma instrução normativa do Ministério da Agricultura (MAPA). A instrução nada mais é do que uma autorização do Ministério da Agricultura para que os municípios de Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora, que já são grandes produtores de manga no estado da Bahia, possam exportar seus produtos para os Estados Unidos.
O grande empecilho para que a fruta fosse exportada ainda estava no desafio do combate a uma praga conhecida como Mosca-das-Frutas, que causa grandes prejuízos econômicos à cultura da mangueira. Considerada uma das piores pragas da fruticultura mundial, as perdas econômicas calculadas somam o valor de US$ 80 milhões por ano. O combate à praga foi desenvolvido a partir de um Projeto Estadual de Controle de Moscas-das-Frutas, em uma parceria do MAPA e a Associação dos Produtores de Livramento de Nossa Senhora e Região para o Controle da Mosca-das-Frutas – APROMOL.
Com as pragas sob controle, a expectativa da Secretaria de Agricultura do Estado agora é que a cadeia produtiva de manga na região se amplie, com um produto de qualidade brasileiro e baiano sendo colocado no mercado internacional. O mais interessante é que boa parte da produção é realizada através da agricultura familiar nestas cidades. A novidade promete ampliar o mercado, aumentar a área de comercialização da manga, além de gerar mais emprego e renda para os produtores rurais da região. Informações por BLOG DA RESENHA GERAL.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário