sábado, 29 de setembro de 2012

Câmara de Vitória da Conquista homenageou ontem (28) um escritor livramentense

O escritor Mozart Tanajura nasceu em Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, mas organizou documentos e relatou a história de Vitória da Conquista em um importante livro para a construção da identidade cultural, social e política do município. 

Na sessão especial de ontem (28), que homenageou o poeta e escritor José Mozart Tanajura, o vereador Hudson Castro (PCdoB) enfatizou a importância da homenagem a um dos escritores mais importantes na história da literatura conquistense. “Mozart Tanajura é um patrimônio de toda nossa região”, disse. Leia mais...

Fonte: Site da Câmara de vereadores de Vitória da Conquista 

O parlamentar destacou a presença de alunos do ensino médio do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães. Para o parlamentar, a Câmara cumpre seu papel social na fomentação da literatura e cultura local. “Precisamos despertar na juventude o interesse pela arte, cultura e esporte”, declarou.

O líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), afirmou que é preciso investir no amor pela literatura, especialmente no contexto atual, em que cada vez mais as mídias eletrônicas dominam o mercado. O parlamentar lamentou a falta de incentivo para a produção literária na América Latina, especialmente no Brasil.

“Esta Casa está de parabéns pela justa homenagem que prestou ao nosso poeta e escritor Mozart Tanajura”, disse Rebouças, enfatizando a importância da homenagem a outros ícones da literatura e poesia conquistense.

O vereador Gildásio Silveira (PT), líder do Governo na Câmara, comentou os desafios de um escritor como Mozart Tanajura, que vivenciou de muito perto a época da Ditadura Militar no Brasil. Silveira enfatizou que a educação e literatura devem ser cada vez mais valorizadas como estratégia de desenvolvimento da sociedade. O vereador sugeriu que o prédio histórico da Câmara seja transformado em um espaço para preservação da memória literária de Vitória da Conquista.

O vereador Beto Gonçalves (PV), autor da sessão, agradeceu o apoio dos demais vereadores na realização da sessão especial. O parlamentar afirmou que é preciso resgatar a história dos poetas e escritores de Vitória da Conquista. “É preciso publicar a obra de Mozart Tanajura e valorizar nossos escritores”, concluiu, agradecendo a presença dos convidados especiais.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Vasconcelos (PT), destacou a importância da realização de sessões e audiências em homenagem a escritores, poetas e artistas da região. “Esta Casa tem cumprido com a responsabilidade o papel que cabe ao Poder Legislativo. Em nome de todos os vereadores agradecemos a confiança da população”, disse.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário