terça-feira, 25 de setembro de 2012

Blog Iguatemi entrevista o candidato a vereador Ginga (PR)

Ginga, candidato a vereador, Livramento, eleições 2012, entrevista, situação, PR



Dando continuidade a nossa série de entrevistas com os candidatos a vereador de Livramento via e-mail, realizada com exclusividade pelo Blog Iguatemi, hoje nós conversaremos com Ginga (PR)Clique aqui para ver a entrevista com o candidato Joranlista Raimundo Marinho (PTC) e aqui para ver com o candidato Danilo Moreira (PCdoB). Confira, abaixo, a entrevista completa.


Blog Iguatemi Notícias: Conte-nos um pouco sobre sua história. 

Ginga: Minha história é como a de todos os jovens de família humilde de Livramento, porém agravada por uma poliomielite adquirida aos 8 meses de idade, que de tratamento só tive 3 meses de internamento em Vitória da Conquista. Nasci no povoado de Itaguaçú e aos sete anos, eu juntamente com meus familiares, mudamos para Livramento. Conclui o ensino médio no colégio Estadual Edvaldo Machado Boaventura e no ano de 2010 conclui minha graduação em Letras pela Unitins/Eadcon, Porém, graças a Deus, o que a poliomielite diminuiu-me em mobilidade física, Ele, Deus, me deu em força de vontade e coragem para nunca me deixar abater.

Mesmo com as limitações características do problema físico, sempre trabalhei. “Já tive barraca na feira, onde vendia cereais, já fui para Paramirim, (cidade onde fiz muitos amigos e que com certeza se um dia vier a mudar de Livramento não pensarei duas vezes, é pra lá que vou), gerenciar uma filial da ZN Sportes, enfim, tive várias outras atividades onde sempre procurei aprender e aprendi muito. Em 2003 ao retornar de Paramirim candidatei-me a vereador, mas com um mês de campanha sofri um acidente, onde praticamente tive que desistir da campanha, entretanto, deixei meu nome, pois sabia que qualquer quantia de votos que viesse a ter poderia ajudar a alcançar o coeficiente, situação que veio a se confirmar, e nós conseguimos eleger o Dr. Ricardo Matias. Com a vitória de Carlão, em julho de 2004 assumi a Gestão do Programa Bolsa Família e devido a esta função me envolvi na atuação das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, pois as condicionalidades  para recebimento dos benefícios estão atrelados ás mesmas, e ainda por ter coordenado as casas dos estudantes de Livramento em vitória da Conquista e Salvador, assim como o Cursinho pré-vestibular Universidade para Todos, considero ter dado minha humilde contribuição para o desenvolvimento de nossa cidade.

Blog Iguatemi: Quais as bandeiras e projetos que você defende, e o que pretende implantar, caso seja eleito?

Ginga: Todas as ações que busquem garantir o efetivo direito do cidadão serão minhas bandeiras de lutas, mas é claro que estarei sempre apresentando propostas para garantir o direito das pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, pois sei o quanto a privação destes direitos nos impede de mostrar todo nosso potencial. Defenderei incansavelmente o direito das crianças e dos adolescentes para que estes tenham suas fases evolutivas respeitadas a partir da inserção de suas famílias dentro das atividades escolares. Não me esquecerei dos jovens, público ao qual tenho tido um ótimo diálogo, e os reconheço como protagonistas para o desenvolvimento de uma sociedade. 

Como coloquei em minhas propostas, o associativismo é algo que defendo, e irei propor a criação de uma equipe técnica para atuar permanentemente dando todo apoio a sua estruturação e organização, disso eu posso falar com propriedade, já que há muitos anos  tenho um envolvimento e também porque meu pai Sebastião Ferreira Marques (Tião da Central) tem uma vida dedicada em prol do associativismo livramentense. Aproveitarei todo o seu conhecimento e experiência para desenvolvermos esse projeto.

Blog Iguatemi: Você é favorável à emancipação do Distrito de Iguatemi? Por quê? 

Ginga: Sou a favor, desde que atenda aos preceitos constitucionais, não vejo motivos para que ninguém seja contra.

Blog Iguatemi: Por que você se acha capacitado para ocupar o cargo de vereador?

Ginga: Porque desde muito cedo me envolvi na política. Tenho tido o cuidado de ao longo dos anos, acompanhar as reuniões daquela casa e adquiri um certo conhecimento sobre seu funcionamento. Tenho estudado a Lei Orgânica Municipal, assim como o Código de Posturas do Município, já vi algumas coisas sobre seu Regimento Interno, sou um curioso, conheço Livramento e participei de muitos eventos, aqui no estado e até em Brasília. Aprendi bastante e acredito que o conhecimento e a sensibilidade para com os problemas alheios são os balizadores necessários para se pleitear o cargo de vereador.

Blog Iguatemi: Você disse no programa de rádio que coordenou as casas dos estudantes de Salvador e Vitória da Conquista durante os 8 anos do governo Carlão, e que por isso sofreu um desgaste profundo. A que e a quem atribui esse desgaste? Às reivindicações e promessas não cumpridas do governo Carlão que inclusive destituiu a ULES (União  Livramentense dos Estudantes) através de um projeto aprovado pela câmara, extinguindo a ULES da função de dirigir e coordenar o processo seletivo da casa dos estudantes que contemplava os estudantes mais carentes ou a sua falta de prestígio, vez que sempre ouvia os estudantes e suas reivindicações e prometia conseguir junta a prefeitura condições estruturais para alojar com conforto e higiene os estudantes de Livramento?

Ginga: Se você ouvir com um pouco de atenção perceberá que eu disse que o desgaste se dá pelo descontentamento de algumas pessoas que não conseguem a vaga (fato perfeitamente compreensível, pois todos querem e merecem as mesmas oportunidades), mas a casa é uma estrutura física e desta forma chega um momento em que sua capacidade não mais possibilita receber novos residentes, tornando a demanda por vagas maior que a oferta. As casas vieram para resgatar em nossa população jovem, principalmente os mais carentes, o sentimento de que eles podem sonhar em ser um doutor, um professor, um advogado, um geólogo, um cientista, assim como qualquer outra profissão que desejarem, e isso já foi alcançado. Logo, logo, todos nós colheremos os frutos desse projeto, mesmo com  as dificuldades, que muitos preferem enaltecer!!! 

Blog Iguatemi: O que você achou da atuação dos atuais vereadores nestes quase 4 anos? E dos quase 8 anos do prefeito Carlão?

Ginga: Dentro do que me motiva ser candidato e do que defendo não gostei, porém quem sou eu para criticar? Se for eleito e não conseguir colocar meus projetos em prática, aí sim, me sentirei na obrigação de fazer as críticas e talvez quem sabe, criticarei até a mim mesmo. Da administração de Carlão falo com tranquilidade. Fiz parte, e tenho muito orgulho, visto que  os números comprovam e vocês de Iguatemi sabem como era difícil conseguir um atendimento médico, digo isso, pois muitas vezes já comentei  ”moço se uma pessoa adoecer em Iguatemi, daqui até chegar em Livramento...,  A situação das estradas, a distância...”. Pode não está como  desejamos ou como o povo merece, mais que melhorou, melhorou! Quero também citar a questão fundamental do cidadão em se reconhecer sujeito de direito, e para isso vou contar uma passagem ocorrida comigo mesmo. Eu fiz o último Concurso da gestão do prefeito anterior a Carlão. Olhe bem, na Constituição Federal diz que 5% das vagas em concurso público devem ser reservadas às pessoas portadoras de deficiência, e no edital dizia que o candidato deveria optar pelo local onde desejaria concorrer. Estranho, pois entendo que a opção deveria ser de acordo sua classificação no concurso, mas tudo bem. Fiz a opção para Arrecife, que tinha sete vagas e eu fui o oitavo. Que coincidência!, Mas não acabou, o pior ainda vem. Depois de dois anos, com a desistência de alguém, (coisa que não era muito difícil de se pensar, afinal Arrecife é um lugar tão distante, principalmente para aqueles que já houvera constituído família), mas eu fui,  pois além de ter  nascido na roça,  era solteiro. Veio um funcionário da secretaria me informar que era pra eu tomar posse na vaga e era imediato. Assim o fiz. Sai daqui às 13hs e 30min, no ônibus e fui em pé até Tabuleiro. Imaginem, cheguei ao destino mais de cinco horas da tarde, procurei a república, encontrei lá pessoas muitos cordiais, que foram logo me passando as dificuldades. Água por exemplo, tinha que pagar alguém para trazer de carro de boi e colocar de balde em uma caixa dentro do “banheirinho”. Armei minha cama na sala e logo depois fui até a escola me apresentar. Conversei com alguns alunos e retornei para dormir. O dia amanhece e vou a procura do diretor, que eu já conhecia, e que por capacidade  é diretor até hoje, meu amigo Dedé Lima. Encontrei-me com ele no posto de saúde e ele me passava tranquilamente o material, me falava sobre a carga horária, etc. até aí tudo bem. Mas logo em seguida vejo o barulho de um carro, o carro da secretaria de educação, e quem estava dentro? O respeitável secretário, meu sempre diretor, pessoa a quem eu sempre dispensei profunda admiração pelo trabalho como diretor da escola Polivalente de Livramento. Fiquei surpreso! E eis que ele entra nos saúda, e começa a dizer que havia identificado um erro, que eu recebia um beneficio do INSS (BPC- beneficio atribuído a pessoas portadoras de deficiência, incapacitadas para o trabalho), e que a prefeitura não poderia assinar o meu contrato, haja vista que a prefeitura não poderia ser conivente com tal situação. Eu só o perguntei se era assim que a prefeitura agia com todo mundo, pois eu mesmo sabia que tinha um professor que votava com eles, aliás, não tinha ninguém que pudesse votar contra, não é? Ele me respondeu que sim, então o perguntei se ele me daria uma carona? Ele prontamente me disse que sim, e nós retornamos. No percurso de volta ele me abre a possibilidade de trabalhar mais perto, na secretaria, coisa e tal, respondi apenas que iria pensar, mas já pensando em procurar meus direitos junto à justiça. No outro dia procurei um advogado renomado e o mesmo me mandou procurar o Ministério Público, Ministério Público? Fui até um vereador e alguns outros companheiros de partido, cansei, fiquei perdido, sem saber o que fazer e desisti. Nada mais normal, em Livramento se eu era contra como iria trabalhar na prefeitura? SPEL, só depois de Carlão!!! Fiquem todos à vontade para achar o que quiserem para mim o que conquistamos não tem UTI, nem hospital, que possa superar! O direito de ser gente, de pensar por nós mesmos, o direito à LIBERDADE!!!

Blog Iguatemi: O que o eleitor pode esperar de Ginga, elegendo-o como vereador?

Ginga: Serei um vereador de fato! Sei quais serão minhas funções, tenho inteligência, raciocínio e humildade para buscar informações, e não me calarei. O direito do cidadão tem que ser respeitado, o público jamais poderá ser desrespeitado em favor do particular e não serei vereador de um bairro ou de um povoado, serei vereador de toda Livramento!!



Blog Iguatemi: Uma fonte segura que mora na casa dos estudantes, mas que prefere preservar o seu nome por medo de sofrer constrangimentos, nos informou que a Primeira Dama do Município e também a secretária de Assistência Social, a Senhora Suzete Spínola, em visita à casa dos Estudantes em Salvador neste período eleitoral, assinalou em reunião que o futuro da casa dos estudantes estava ameaçado por que o governo Carlão estava chegando ao fim e que seu sucessor não teria interesse de mantê-la funcionando. Até onde isso é verdade. O que fará se eleito for? 

Ginga: Os residentes de Salvador me solicitaram uma reunião com Ricardinho e ele afirmou a todos que pretende continuar com as casas dos estudantes. Os residentes fizeram vários questionamentos, todas respondidos, e ao final eles demonstraram-se satisfeitos e saíram tranqüilos e confiantes de que além de manter as casas dos estudantes, Ricardinho pretende dar mais autonomia aos residentes. Inclusive, uma de minhas propostas é criar o fundo municipal de manutenção das casas dos estudantes de Salvador e  de Vitória da Conquista. 

A Título de informação, a Primeira dama não é secretária de Assistência Social e sim de Governo, e eu não tomei conhecimento dessa reunião, pois estou afastado, mas acredito que o que ela pode ter dito é que “se o sucessor não for o apoiado pelo atual prefeito...”,  pois o grupo adversário quando esteve no poder não demonstrou nenhum interesse nesse projeto.

Blog Iguatemi: Uma das suas propostas é lutar para implantar a Câmara de Vereadores Mirim! Fale mais para nós como será!

Ginga: Não sei se vocês já ouviram falar do senadinho. São crianças escolhidas dentro de espaços específicos que atuam nos mesmos moldes da Câmara de vereadores, claro que com especificidades, mas o objetivo é inserir crianças no contexto legislativo, formando-os  para o exercício da cidadania.

Blog Iguatemi: Deixe uma mensagem ao povo de Livramento.

Ginga: Que nossas escolhas sejam feitas a partir de nossas convicções, e jamais movidas por qualquer sentimento de revanchismo, acreditando sempre que qualquer um pode chegar ao poder, mas que dele também sairá, e que o poder não seja o fim e sempre o meio para o desenvolvimento de nossa querida cidade. A cada quatro anos temos a oportunidade de continuar ou de mudar. Esse poder é do povo, não adianta falsas promessas, o tempo é senhor de tudo!!

Marilúcio Santos Marques (Ginga), Vereador
 
22123
 
Superação e Competência


Acompanhe a campanha de Ginga (PR) no Facebook:
www.facebook.com/vereador.ginga/

Clique aqui e aqui para ver post interessantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário