segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Blog Iguatemi entrevista o candidato a vereador Danilo Moreira (PC do B)

 


Dando continuidade a nossa série de entrevistas com os candidatos a vereador de Livramento via e-mail, realizada com exclusividade pelo Blog Iguatemi, hoje nós conversaremos com Danilo Moreira (PC do B). Se você tem alguma preferência por algum candidato a vereador deixe um comentário aqui, com o nome, e-mail, sugestão de perguntas, etc. Clique aqui para ver o primeiro candidato entrevistado, Joranlista Raimundo Marinho (PTC). Confira, abaixo, a entrevista completa.


Blog Iguatemi Notícias: Quais as suas principais propostas para Livramento?

Danilo Moreira: Minha principal bandeira de campanha e proposta para apresentar aos cidadãos de Livramento nesta campanha eleitoral é representá-los dignamente na câmara municipal de vereadores. Diferentemente do que dizem muitos candidatos à vereança, a função do vereador não é calcar ruas, construir hospitais, pontes, colégios, quadras poliesportivas e prédios públicos. Desconheço qualquer encargo desta espécie atribuído à função de vereador.  

Dessa forma, pretendo apresentar projetos viáveis e compatíveis com o orçamento municipal que contemple o potencial criativo e inovador da juventude, meu principal alvo durante o mandato. Buscarei junto ao Estado e à União parcerias para viabilizar a execução destes projetos.

Vou discutir profundamente o orçamento municipal e principalmente acompanhar e fiscalizar a sua execução pela Prefeitura. Tivemos nos anos de 2006 e 2007 duas contas de governo repovoadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas por indícios de irregularidade em licitações. Entretanto, 2/3 dos vereadores traiu os seus representados e aprovaram as contas do prefeito, o que não minha modesta opinião foi um dos maiores absurdos.

Sem me alongar muito, quero combater as injustiças praticadas contra o interesse público e da população em nossa cidade, seja na Câmara, seja na Prefeitura. Pretendo ser um vereador com mandato atuante, independente, incorruptível, fiel ao interesse exclusivo da população, defendendo os direitos sociais e fundamentais dos mais necessitados. 

Se um dia como vereador eu tiver que me curvar diante de uma improbidade, injustiça, corrupção e imoralidade praticada por quem quer que seja contra os livramentenses ou contra o nosso patrimônio, renunciarei ao mandato que me foi conferido nas urnas pela população, pois não terei neste momento mais a dignidade de representá-los.

Blog Iguatemi: Ser formado em Direito pode ser um dos motivos para alguém votar em você? Por quê?
 
Danilo Moreira: Poderia dar muitos motivos para os eleitores de Livramento votar em Danilo para vereador. Talvez o motivo apontado por você seja apenas um deles. Devo dizer que independente de ser candidato, precisamos de renovação no legislativo municipal e minha candidatura propõe mudança e uma ruptura, quebrando paradigmas. Desde já convoco os meus futuros companheiros de parlamente, caso sejamos eleitos, a levantar as bandeiras da ética e da moralidade na politica local. Chega de mentiras e traumatismos.

Sou mais uma vez o candidato a vereador mais jovem dentre os 78 registrados no município. Tenho a experiência de quem lutou nos movimentos estudantis nas casas dos estudantes em Salvador e Vitória da Conquista. A coragem, vontade e pujança típicas da juventude. Venho de família humilde e sem os vícios herdados da tradicional classe política surgida no tempo do coronelismo e que se estende até os dias de hoje, que faz da política meio de vida e se perpetuando no poder com as mesmas práticas patriarcais e assistencialistas.

Além do mais, a formação profissional que possuo pode me ajudar muito na minha atuação no parlamento local, pois teremos que lidar diariamente com um ordenamento jurídico conflitante e inflacionado por leis ultrapassadas que requer do interprete perícia.  Isto pode ser encontrado num vereador Bacharel em Direito.

Blog Iguatemi: Você é favorável à emancipação do Distrito de Iguatemi? Por quê?

Danilo Moreira: Neste instante, Não! Talvez noutra quadra deste século. Se fizermos um estudo de viabilidade econômica, saberemos o quanto é verdadeiro o que estou a afirmar. Sei minha resposta além de ser impopular poder ser mal interpretada pelos desavisados. O fórum aqui eleito é inadequado para discutir a questão profunda e polêmica da emancipação do distrito de Iguatemi. A primeira pergunta a ser seria: a quem interessa a emancipação da Vila de Iguatemi? Em minha opinião apenas aos políticos de plantão de olho nos mais de 40 cargos comissionados de livre nomeação que seriam criados. 

O dinheiro para custear todo este pessoal inútil que seria empregado na máquina administrativa de uma vila emancipada como Iguatemi, hoje falta para o pagamento de médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, bioquímicos, professores e profissionais que poder levar mais serviços públicos aos moradores de Iguatemi.

Em minha opinião, tenho que ser honesto aos eleitores ao apresentar meu entendimento. Precisamos urgentemente fazer uma campanha estadual para a fusão de municípios de diversos municípios e não emancipação de distritos. Quase 80% dos municípios baianos necessitam de repasses dos governos estaduais e federal para poder executas os serviços públicos, que todos sabemos, funcionam precariamente em todos os lugares.

Blog Iguatemi: Por que você se acha capacitado para ocupar o cargo de vereador?

Danilo Moreira: Amo a política, mas aquela que se propor a mudar o estado das coisas. Não posso dizer que sou comunista, pois discordo de muitas coisas que aconteceram no leste europeu, América latina e Ásia. Acompanho com atenção redobrada a política desde a eleição do presidente Lula em 2002, oportunidade que tive com 17 anos de votar pela primeira vez e eleger um operário vindo do sertão nordestino para ocupar o cargo mais importante e de destaque político de um estado republicano como é na nossa democracia.

Entrei novamente nesta eleição, pois já fui candidato em 2008 com 528 votos, para poder trazer o debate político para a câmara municipal. Acho que tenho capacidade e condições, assim como muitos candidatos que disputam esse pleito comigo. Esta eleição tem muitos candidatos à vereança com nível superior e formação na área de ciências humanas, o que deverá com certeza oxigenar as sessões da câmara e atrair o povo para acompanhar a política local. 

Os cidadãos de Livramento precisam se interessar pela política feita com seriedade e os representantes que foram eleitos até o momento não souberam cativar os eleitores e convidar o povo a participar mais ativamente da administração pública. Tenho plenas condições, junto com meus pares, de mudar essa realidade e trazer o público livramentense para as sessões da câmara.

Blog Iguateme: O que você achou da atuação dos atuais vereadores nestes quase 4 anos?

Danilo Moreira: Não tivemos poder legislativo nos últimos anos, o que é lamentável. O governo local formou uma maioria na câmara conquistado na eleição de 2008 e transformou a casa dos representantes do povo num colegiado de consultores que apenas ratificava os projetos que vinham prontos e acabados da prefeitura. Em síntese, transformou a casa dos representantes do povo numa casa dos representantes do governo, frustrando qualquer debate que pudesse enriquecer os projetos de interesse do povo.

Dessa forma, não há qualquer ação da câmara municipal que podemos aqui comentar, pois não houve.

Blog Iguatemi: O que levou você a se candidatar vereador? 
 
Danilo Moreira: O sentimento de querer ajudar a população da forma que entendo ser mais adequada neste momento. Gosto de fiscalizar e participar de fóruns onde se debata temas de interesse público. A Câmara de vereadores de Livramento de Nossa Senhora está carente de bons representantes. Dispomos de 13 vagas no legislativo municipal e pleiteio apenas uma vaga que possa ser a dos representantes da juventude local. Este é meu lema “A juventude no poder”. 

Blog Iguatemi: Como esta a sua campanha? Esta tendo dificuldades? Quais?

Danilo Moreira: Excelente. Temos apenas alguns inconvenientes que devo revelar, pois encaro como uma das maiores dificuldades de um candidato a vereador. 
A principal dificuldade que tenho enfrentado todos os dias na minha campanha é o assédio do eleitor corrupto. E são muitos. Chegam de mansinho, pedem para conversar em particular e lançam suas propostas na maior cara-de-pau, o papo é o mesmo e uniforme: “Ainda não tenho em quem votar para vereador. Lá em casa são “x” votos e posso pedir todo mundo para votar em você. Mas você tem que me ajudar, estou precisando de....”. 

Daí em diante vem à lista de vantagens indevidas para poder votar no candidato, coisas inimagináveis, a exemplo de; dentadura, passagem, cesta básica, remédio, pneu de moto, carro, bicicleta, exames médicos, pagamento de contas de mercado, luz, água, farmácia.

Isso é um absurdo, um escárnio com a democracia. A vontade que tenho é de prendê-los em flagrante pelo crime de corrupção eleitoral capitulado no art. 299 do Código Eleitoral Brasileiro, que prevê detenção de até 4 anos.

No mais, minha campanha está ótima. Espero ter uma boa votação e chegar à câmara de vereadores com tranquilidade.

Blog Iguatemi: Como você avalia os candidatos a prefeito Paulo Azevedo (PRP) e Ricardinho (PSD)?

Danilo Moreira: São pessoas de bem no nosso município nas áreas que atuam. O primeiro é um médico conceituado e o segundo um empresário bem sucedido.

Sou contra o sistema reeleição. Penso que no executivo deveríamos ter apenas um mandado de 5 anos. O Ricardo Ribeiro representa a continuidade do governo que aí está há quase 8 anos a frente dos destinos do município e que ajudei a eleger, pois votei no “15” de Carlão e João Cambuí em 2004.  Assim como a eleição de Lula em 2002, a eleição de Carlão em 2004 representava uma ruptura no modo patriarcal e intransigente de fazer política. Os anos e diferentemente do que ocorreu no governo federal, no município de Livramento pouca coisa mudou. O Brasil avançou com a ascensão de Lula e o governo do PT. Em Livramento as mesmas práticas, antes combatidas pelo atual governo, permaneceram, e o que é pior, com maior perseguição. Vide o que aconteceu com os professores no ano de 2005, logo após a posse e inicio de gestão de Carlão.

Reconheço que houve bastante avanço, mas aquém do esperado. O governo municipal parou no tempo e não acompanhou a prosperidade e o ritmo de desenvolvimento da economia brasileira advinda com a eleição do presidente Lula. Ou seja, perdemos muitas oportunidades por incongruência e falta de sintonia do governo local com os governos estadual e federal. A cidade foi quem saiu prejudicada com isso.

O médio Paulo Azevedo representa o sentimento de mudança que há no coração das pessoas que vivem em Livramento. Precisamos avançar e o governo conduzido pelo grupo do atual prefeito perdeu fôlego, confiança e prestígio. O desgaste de 8 anos de governo é inevitável e precisamos renovar a cara da administração.

Dr. Paulo conseguiu nessa eleição agregar todas as forças políticas do município. São 14 partidos que apoiam sua candidatura. Devemos reconhecer que isso se deve à confiança que temos em Dr. Paulo e a vontade do povo em querer mudança. Acreditamos que teremos um governo de coalizão entre todos os partidos que fazem parte da coligação que está em torno do médio Paulo Azevedo. Se eleito for, estarei na câmara para aprovar todos os projetos de interesse da cidade, e fiscalizarei com rigor e intolerância qualquer tipo de malversação do patrimônio público local.

Sou do PC do B e afirmo que nesta quadra em que estamos Dr. Paulo é uma líder que exsurge para levar a mudança esperada por todos nós livramentenses. Por isso, apoiamos candidatura e estamos confiantes na eleição no dia 07 de outubro.


Blog Iguatemi: Deixe uma mensagem para o povo de Livramento.

Danilo Moreira: Bem! Devo dizer que meu estilo de fazer política é através do debate, convencimento e entendimento. O PC do B é o meu partido. Não quero fazer carreira política com assistencialismo a particulares que exigem vantagens indevidas para poder votar em candidatos. Minha geração não permite isso. Faço política por que gosto e pretendo ter pulso firme e compromisso na câmara de vereadores. Por isso, você que é jovem e se sente mal representado e desassistido pelos políticos que não dão a mínima para os projetos da juventude, vote em Danilo para vereador. Serei vocês no legislativo municipal.

Para os adultos eu gostaria de dizer que quero ter o sua confiança e voto de opinião. Se você acha que tudo do que assistiu na política local foi errado, venha participar dessa mudança na câmara de vereadores também. Vote em Danilo vereador. 

Aproveito o final dessa entrevista para pedir licença a este blog para citar um dos meus poemas preferidos:

Mãos dadas 

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.


Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.


O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.


Carlos Drummond de Andrade



5 comentários:

  1. Prezado Danilo Moreira, discordo de sua postura quanto a emancipação e a reeleição, ambas improcedentes, quanto a reeleição seu argumento é o mesmo dos demo-tucanos a respeito da redistribuição de renda dos governos do PT, já que a tinha como indisperdícios e gastos, porem o tempo encarregou de mostrar que é mais que investimentos pois fez com que o dinheiro do povo chegasse de fato ao povo para gerar riquezas para a nação. Seria bom que se inteirasse do nº de municípios nos países ricos. Se é contra a reeleição por q. votou nela em, tou de olho em vc 2008. A historia tem mostrado que os Drs. os acadêmicos não tem sido a solução para o Brasil. Lula neles, sensibilidade e compromisso

    ResponderExcluir
  2. Comentário Danilo Moreira.
    Desculpe equivoquei na palavra Reeleição pois seria emancipação. Ok srs. leitores?

    ResponderExcluir
  3. Falou, falou... e suas PROPOSTAS, quais são mesmo???

    ResponderExcluir
  4. Prazado Danilo Moreira, discordo da sua postura quanto à emancipação e a reeleição, ambas improcedentes. Em relação à primeira seu argumento é o mesmo dos Demo-Tucano no que se refere à redistribuição de renda dos governos do PT, onde afirmavam que aquilo eram gastos e desperdícios, porem o tempo encarregou de provar o contrario, porque o dinheiro do povo voltou de fato para o povo e ao mesmo tempo gerou emprego e renda para a nação. Seria bom que comparasse o numero de municípios do Brasil com o dos países desenvolvidos e perdulariedade de cada.
    Quanto à segunda se é por que votou nela em 2008? demagogia!!!
    Mais uma, a historia tem mostrado que doutores, acadêmicos e filósofos não tem sido a solução para o Brasil, Lula neles, Sensibilidade, compromisso e vocação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que leu a entrevista mesmo? O que quer que eu proponha? Construir escolas, estádios, pontes, adutoras?! Vereador não pode propor isso. O máximo que podemos fazer é buscar junto aos governos municipais, estadual e federal mais recursos para ampliar as obras no município. Não posso chegar numa campanha eleitoral e mentir dizendo: Vou construir x escolas, x casas populares, etc. Isto está fora da alçada do mandato de vereador
      Quanto emancipação, já disse que o este fórum não é o mais adequado para discutir com serenidade e tempo a emancipação da vila de iguatemi. Quanto a reeleição nunca votei "nela"? A quem se referem que votei em 2008? Desde que comecei a votar jamais votei na reeleição de alguém. Em 2002, com 17 anos, votei em Lula; em 2006 votei em Heloísa Helena e em 2010 em Plínio de Arruda Sampaio para presidente da República. Nas eleições municipais, sempre foi assim também. Votei em 2004 em Carlão 15; Em 2008, votei em Lia Leal e agora votarei em Dr. Paulo. Não vejo nenhum voto para reeleição no poder executivo. E no legislativo também sempre fiz rodízio dos meus votos, pois acompanho todos os dias a atuação dos políticos que ajudei a eleger com meu voto. Por isso, se eles desviarem da conduta que prometeram seguir, procuro outro e voto.
      Concordo que doutores e acadêmicos nao sao a solução do Brasil. Vide o Governo do Sociólodo Fernando Henrique Cardoso e o governo Lula. Lula é um dos meus ídolos, além de Karl Marx e Lenin. Mas devo dizer que num parlamento, qualquer que seja, deve haver diversidade de idéias e pessoas preparadas para votar o orçamento e os projetos que lá se aprovam.
      Sabe-se que na nossa câmara municipal há vereadores que nunca deram um discurso, nunca debateram projetos e jamais propuseram algo. Será que de 13 vagas que há na câmara de vereadores, 1/3 poderia ser de pessoas que tivessem o mínimo de condições de redigir e discutir um projeto.
      No final do ano passado fora aprovado um plano de carreira dos professores que rebaixou a qualidade e o reconhecimento da qualificação dos profissionais que vão educar todos os jovens do ensino básico no município. E sabe por que ísso. Os 6 vereadores que votaram esse projeto apenas disseram em alto e bom som: "Votamos assim porque mandaram". Quem mandou? Eu, você, os pais dos alunos? Claro que não. Quem mandou foi o chefe do executivo municipal. Você prefere uma câmara de vereadores submissa aos interesses do povo ou de um prefeito que não está nem aí para a educação dos nossos jovens e adolescentes? Esse é apenas um exemplo da minha irresignação com relação aos atuais vereadores. Temos muitos bons candidatos,tanto na oposição quanto na situação. Precisamos renovar a câmara e estou aqui para dar minha contribuição também, não apenas como advogado, mas como cidadão desta cidade injustiçada e sucateada por maus administradores.

      Excluir