quinta-feira, 31 de maio de 2012

Prefeito de Vitória da Conquista Guilherme Menezes (PT), em entrevista ao L12 Notícias


O prefeito de Vitória da Conquista, 3ª maior cidade da Bahia, Guilherme Menezes (PT), concedeu entrevista ao L12 Notícias, o qual fez uma breve esplanação das conquistas do seu governo à frente do executivo conquistense e ainda falou sobre articulação eleitoral.
O prefeito comentou também sobre a manifestação realizada pelos professores grevistas da rede estadual de ensino, que aconteceu na manhã do último domingo, dia 27, na frente do Colégio Estadual João Vilas Boas, em Livramento de Nossa Senhora, concomitantemente ao Encontro Municipal do PT livramentense.
Guilherme Menezes é médico, formado pela Escola Bahiana de Medicina, três vezes gestor de Vitória da Conquista, foi deputado estadual e também federal.

Confira na íntegra a entrevista:

L12 Notícias - Prefeito, como está a fase de articulação eleitoral em Vitória da Conquista?
Guilherme Menezes - O processo está normal. É próprio desse movimento a articulação entre os partidos, pois o nosso esforço é manter uma aliança que está completando 20 anos, entre o PC do B, PT, PV e PSD. O PC do B já veio. Temos também positivos com relação ao PV, e nós estamos tentando manter esse núcleo que iniciou em 1992. Em 1996 deu-se a vitória para a prefeitura de Vitória da Conquista e, desde então, já estamos completando 16 anos de governo, com esses partidos no núcleo do nosso governo. Então, outros partidos já vieram, e há uma aliança bem maior desta feita e, eu acho que o processo está muito natural, é como nós esperávamos nesse momento. Aguardo melhorar ainda mais, no sentido de fortalecer esse projeto que estamos construindo em Vitória da Conquista.
L12 Notícias - Faça uma avaliação do Governo Guilherme Menezes à frente da prefeitura da 2ª cidade mais importante do interior do Estado.

GM - Olha, é muito difícil a gente falar como se fosse de causa própria, mas a avaliação que a população tem feito é uma avaliação positiva, porque nós temos contato constante com a população. Nós criamos o orçamento participativo em 1997; o orçamento participativo em Conquista ele é crescente, com todo rigor e tem a idade do governo, tem 16 anos. Além do orçamento participativo, nós temos as rodas de conversa, que é outro momento importante do governo estar prestando contas e buscando demandas da comunidade. Então, a avaliação que nós fazemos é a avaliação que a comunidade majoritariamente tem feito, como um governo que trouxe, de uma forma coletiva, muitas melhorias para Vitória da Conquista: na saúde, educação, infra-estrutura urbana, recursos hídricos e, potencializando os projetos do Governo do Estado e do Governo Federal, em forma de convênio com o município.
L12 Notícias - Há uma disposição da pré-candidatura petista na majoritária aqui em Livramento de Nossa Senhora. O Senhor apoia esse apresto?

GM - Eu acho que é importante. O PT provou, a partir dos municípios, que está preparado para governar e, mais do que isso, tem um projeto viável para implantar no Brasil, tanto assim que houve o convencimento da população brasileira com a Eleição de Lula duas vezes, e agora com a eleição Dilma Rousseff, mas tudo isso iniciou nos municípios, com eleição de prefeitos, com eleição de vereadores e nunca o PT solitariamente, sempre o PT em aliança, em colição com outros partidos que estão caminhando no mesmo rumo, com o mesmo objetivo, que é desenvolvimento com distribuição de renda acima de tudo.
L12 Notícias - Qual o foco desse Encontro do PT aqui em Livramento de Nossa Senhora?

GM - Historicamente os encontros do Partido dos Trabalhadores eles são muito positivos, primeiro: é um momento didático de reflexão entre a direção do partido e os filiados; a militância e aqueles que não são militantes nem filiados, aqueles que são convidados, que vêm para ouvir o porquê da criação do PT lá na década de 80 e, a partir daí, com 32 anos, quais os avanços conseguidos, tudo isso com a participação da população, e são nesses encontros que encontramos o espaço mais privilegiado para estar debatendo, inclusive, todas as divergências internas, que é um partido muito vivo, briga muito, mas é a boa briga, é a briga de ideias, é a briga no sentido da construção das melhores soluções.
L12 Notícias - Sobre a manifestação dos professores da rede estadual de ensino aqui em Livramento. O Senhor tem alguma colocação a fazer, apesar de abranger outro nível de governo?

GM - Olha, eu acho que é muito importante a manifestação de qualquer coletivo, como é o caso dos professores do Estado. O governo do Estado está colocando na mesa as suas condições, os professores, por intermédio da direção de sua categoria estão colocando as suas pretensões, as suas demandas. É um momento de negociação, não está fácil, já dura bastante tempo, mas é necessário nesse momento ponderação, equilíbrio, e eu tenho certeza que, com isso, os professores e o Governo do Estado vão chegar ao bom termo, porque a educação vai continuar, independente desse momento a educação vai continuar, o governo vai continuar, os professores vão continuar. O que se busca ordeiramente, como eu estou vendo aqui em Livramento, é justamente a melhoria das condições salariais, das condições de trabalho e isso é meritório, agora é necessário que some-se a isso as condições que o Estado tem para oferecer, porque existe uma Lei que é limitadora, que é a Lei de responsabilidade fiscal. Nós sabemos que o Brasil precisa avançar para uma Lei de responsabilidade social, até esse momento avançamos com a Lei de responsabilidade fiscal, mas isto não diz tudo, às vezes um governo, no âmbito do município, no âmbito do estado ou até federal, ele quer aplicar mais, mas existe um limite que o impede de investir: às vezes, financeiramente pode, mas orçamentariamente não pode. Não conheço ainda, em profundidade, as discussões que estão sendo realizadas, mas tenho certeza que, com ponderação e equilíbrio, os professores e o governo vão encontrar a melhor solução.
L12 Notícias - Deixe uma mensagem para todos os livramentenses, através do L12 Notícias.

GM - Eu acho que a melhor mensagem num momento como esse é “que a população goste de política”. A política é uma instituição das mais sérias que o homem pode criar, e ela é insubstituível. Então é importante participar de política, tá fazendo a reflexão, acompanhando os partidos, os projetos e ajudando a cidade a crescer, decidindo com consciência e com convicção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário