sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dr. Emerson Leal, em entrevista exclusiva ao L12 Notícias

O Superintendente da SUDIC - Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial – o médico, ex-prefeito de Livramento de Nossa Senhora e líder político, Emerson Leal (PDT), concede entrevista exclusiva ao L12 Notícias, o qual falou sobre investimentos em nível de governo estadual, enfatizando sobre a Chegada da Cabral Mineração, que vai explorar 15 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e gerar 800 empregos diretos no município.


O cacique político teceu críticas ao governo municipal e deixou bem claro que o processo de escolha do candidato do grupo de oposição será definido com base no resultado de uma pesquisa de opinião, e, ainda esclareceu dúvidas com relação a sua situação eleitoral.


Leia a íntegra da entrevista de Emerson Leal ao L12 Notícias:


L12 Notícias - Qual o grau de participação da SUDIC, que tem o Senhor como superintendente, com relação à vinda da Cabral Minerações para Livramento?
Emerson Leal - A Sudic é o braço executor da indústria e comércio, cuja função é, exatamente, procurar captar empresas que possam vir a investir na Bahia, aproveitando as oportunidades que o Estado possa lhes oferecer. Esta é a nossa missão, e, assim sendo, como presidente da Sudic. Seguindo, ainda, a orientação do secretário James Correia, da Indústria, Comércio e Mineração, cabe à Sudic procurar facilitar a entrada de novas indústrias em nosso Estado. Então esse foi o nosso papel, facilitar ao máximo a vinda da empresa multinacional Cabral Mineração, subsidiária da australiana Cabral Resources, que identificou aqui no nosso município de Livramento uma grande reserva de minério de ferro. Como já é do conhecimento de todos, a Cabral Mineração vai instalar aqui no município uma indústria para concentração desse minério, com capacidade de 15 milhões de toneladas ao ano, evento que deve gerar 800 empregos diretos e 2.500 empregos indiretos. Já mantivemos contato com o secretário James Correia, no sentido de viabilizarmos, o mais breve possível, a capacitação de pessoas de Livramento, para que elas ocupem futuramente esses empregos, ao invés de trazer pessoas de fora para exercê-los. Eu costumava dizer: "A história política de Livramento estava dividida em duas fases distintas: antes e depois do nosso projeto de irrigação”. Hoje eu afirmo que entramos em um novo ciclo, onde a história política de Livramento, a partir de agora, será dividida em duas etapas distintas: “antes e depois da instalação desta Siderúrgica”. Livramento vai aumentar enormemente a sua arrecadação, e, em razão disso, não tenho dúvidas que vai haver uma significativa melhoria da qualidade de vida do nosso povo.
L12 Notícias - Por parte da Sudic e da Secretaria da Indústria e Comércio, existe mais alguma ação nesse sentido?
EL - Paralelamente a isso, nós estamos buscando junto aos empresários, que diariamente nos procuram na Sudic, uma forma de trazer também uma empresa da área de produção de suco de frutas para Livramento, já que o município é o segundo maior produtor de manga do estado da Bahia, e, juntamente com o município de Dom Basílio, é o maior produtor de maracujá do Brasil.
L12 Notícias - Existe algum embaraço para que uma empresa desse porte se instale aqui em Livramento?
EL - Na época que fui prefeito deixei um grande terreno, situado entre os bairros Taquari e Benito Gama, com o propósito de atrair indústrias próximas a essas comunidades, proporcionando emprego e renda. Mas, não houve o aproveitamento da área cedida, pois nada foi feito para dar as mínimas condições de infra-estrutura naquele grande terreno. Em condições desfavoráveis essas empresas não negociam a sua instalação no município.
L12 Notícias - O Senhor está apto a se candidatar para prefeito de Livramento?
EL - Sim, estou apto para me candidatar.
L12 Notícias - No Tribunal de Contas (TCU), na página 75, processo 2005, estava constando o nome do Senhor como inelegível. O Senhor já conseguiu reverter aquela situação?
EL - A situação já está absolutamente esclarecida com relação a esse impedimento, inclusive, para ser presidente da Sudic, eu teria que está com essa situação regularizada.

L12 Notícias - Sobre a vinda do PMDB para o grupo que o Senhor lidera: O Senhor é ligado ao governo de Jaques Wagner (PT), porém o PMDB está literalmente debandado do Governo do Estado e ainda do Governo Municipal de Livramento. Como fica essa situação entre os partidos rivais?

EL - Veja bem, o PMDB, tendo sido traído pelo atual Prefeito de Livramento de Nossa Senhora, resolveu procurar o grupo da oposição ao atual Gestor, manifestando o interesse de apoiá-lo. De sorte que o apoio será bem vindo.

L12 Notícias - Há possibilidades do PR de César Borges, que tem como presidente em Livramento o jovem Lucas Spínola, agregar a esse grupo de oposição?

EL - Em política tudo é possível.
L12 Notícias - Já foi feita alguma pesquisa de opinião encomendada pelo grupo que o Senhor lidera?
EL - Não. Até então não foi feita nenhuma pesquisa, mas pretendemos fazê-la, e, dentre as pré-candidaturas colocadas, aquele que aparecer em melhor posição na pesquisa deve liderar a chapa, passando a contar com o total apoio dos demais.

L12 Notícias - Quais nomes devem compor a pesquisa?

EL - Paulo Lessa (PP), o médico Paulo César Azevedo (PRP), o meu próprio nome; e espero que o PT também participe desse processo, colocando o nome do seu candidato à apreciação, para um futuro governo de coalizão.

L12 Notícias - Deixe as suas considerações finais:
EL - Cada vez mais robustece a convicção de que não se pode fazer política com ódio, com rancor, com ressentimento. Temos que colocar o interesse coletivo acima de eventuais interesses individuais. Ser adversário político não significa, necessariamente, serem inimigos inconciliáveis, pois sempre é possível dar as mãos uns aos outros quando está em jogo a promoção do bem comum. Livramento ultimamente tem sido muito mal tratado, a partir daí, surge necessidade de todos nos unirem, para implantação de um novo modelo administrativo em Livramento, cujos valores mais altos sejam a Paz e Justiça Social e onde todos os livramenteses se unem na Liberdade e no Amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário